quarta-feira, 2 de março de 2011

VERSEJAR - Poesia nas Páginas do Diário*

por Mariana Batista

Há pouco mais de um ano, o jornal Diário de Araguari e um artista araguarino fizeram parceria em prol da poesia. Nascia a coluna Versejar. O poeta já era conhecido do público de Araguari, Uberlândia e região: Marco Aurélio Querubim, fundador e diretor do grupo EMCANTAR. Falar desta personalidade é também falar de música, cultura, educação, meio ambiente.

O poeta também cultiva um blog, o Vagamento, em que muitos de seus poemas, não necessariamente os mesmos publicados no Diário de Araguari, são postados. Tanto o nome da coluna quanto o do blog têm origem no título de dois lindíssimos poemas-canção criados pelo autor. Assim como o grande Guimarães Rosa, Querubim também brinca com as palavras e cria neologismos. Vagamento é o resultado da união de duas palavras, vaga-lume e pensamento, em prol de uma ideia: pensamento que voa e ilumina. Versejar é um verbo que significa brincar de fazer versos. Isso é o que o poeta faz no espaço a ele dedicado no Diário de Araguari: poetizar e fascinar. Os poemas são construídos palavra a palavra, que se harmonizam e conferem a eles uma dimensão musical nem sempre alcançada pelos poetas. Esta é uma marca estilística de Marco Aurélio Querubim.

Jornal também é lugar para a poesia

Nas páginas do jornal a vida cotidiana é representada. Tenta-se representar o real tal como ele é. E entre fatos, tragédias, conquistas e outros assuntos da vida humana deve sempre haver um espaço para uma das mais sensíveis das manifestações da alma humana.

Embora hoje esta relação entre poesia e jornal pareça estranha ou distante para algumas pessoas, a literatura e o jornalismo já tiveram relação estreita. Manuel Bandeira, Carlos Drummond, Cecília Meireles, Machado de Assis e vários outros autores renomados tiveram no jornal a oportunidade de publicação que não era possível em outros suportes devido à inexistência ou inacessibilidade. O jornal foi também uma forma de sustento, de democratização da leitura, de defender um ideal. Hoje temos inúmeras editoras que publicam obras de mercado, as quais nem sempre têm o valor literário necessário à literatura e ainda autores de qualidade literária ficam à margem do mercado livreiro. Assim, o jornal ainda é meio oportuno para o encontro de autores e leitores, embora atualmente não sejam muitas as iniciativas de meios de comunicação impressos em relação à publicação de poemas em colunas fixas, o que confere distinção ao Diário de Araguari por valorizar um “poeta da terra” e propiciar ao seu leitor um verdadeiro encontro com a poesia.

VERSEJAR

encaixo palavras no tempo
cada letra é uma peça do jogo
uma a uma se juntam no espaço
da palavra som que vem de dentro

semeio palavras ao vento
o sentido depende da sorte
de brincar, divagar no instante
de criar sem o consentimento

(poema que dá nome à coluna de Marco Aurélio Querubim
nas páginas de domingo do Jornal Diário de Araguari)

Caminhos da arte

Se fôssemos relatar os vinte anos de atuação artística do nosso protagonista com todas as palavras e detalhes que merece, não seria o jornal o suporte de publicação, mas um belo e longo livro.

Em 1996, Marco Aurélio reuniu crianças para cantar música brasileira no encerramento de um projeto de canto gregoriano que percorreu cinco paróquias da cidade. Esse foi o surgimento do grupo EMCANTAR. Foram muitos corações unidos no mesmo objetivo: arte, cultura, educação e meio ambiente. A partir de então, foram incontáveis apresentações artísticas e oficinas com crianças, adolescentes, jovens e educadores. Desde o início até hoje, o nosso poeta lidera o grupo, que há dois anos alcançou o Brasil com o mais recente álbum “Parangolé”, kit multimídia que contém um CD com canções e brincadeiras da cultura popular, CD de playback, livro explicativo e um DVD com um curta-metragem de encher de brilho nossos olhos pela fusão de arte, cultura e educação. Esta mistura pode ser vivenciada por quem assiste ao espetáculo “Parangolé”, que ressaltou mais uma habilidade do poeta: a atuação cênica. A canção que dá nome a esse álbum, de autoria de Querubim, representa bem o espírito do trabalho do grupo EMCANTAR, um verdadeiro convite à arte: “Menino entra na roda, na roda entra menino, menino entra na roda pra você brincar também”.

O próximo trabalho do EMCANTAR será “Escutatória” e celebra os 15 anos de atuação do grupo. Esse empreendimento foi cuidadosamente planejado pelo nosso artista, que assina a autoria das canções e com sua trupe apresenta uma visão inovadora na vivência e no ensino da arte.

Em todos os projetos artísticos do EMCANTAR temos grande atuação de Marco Aurélio Querubim, não somente como produtor e diretor, mas também como artista que compõe, canta e representa. Paralelamente aos projetos do grupo ele cultivou também um projeto pessoal: “Entredentes”, um conjunto de poemas que há muito existe na cabeça do poeta e que no próximo ano será eternizado nas páginas de um livro. Esse projeto, bem como outros idealizados pelo autor, será viabilizado pela lei federal de incentivo à cultura. Desde janeiro de 2010, os leitores do Diário de Araguari têm tido a oportunidade de ler alguns poemas que possivelmente farão parte do livro a ser publicado.

São poemas contemporâneos que transformam o óbvio em uma reflexão fantástica. Vários deles promovem a análise da realidade social, as relações humanas e também a reflexão sobre a linguagem em suas vertentes – literária ou não.

Segue o tempo

Neste ano, 2011, a parceria entre o poeta Marco Aurélio Querubim e o Diário de Araguari se renova, para a sorte dos leitores do jornal que terão o privilégio de continuar a ler a cada domingo um belo poema de quem bem conhece a essência da alma humana e a sociedade em que vive. Assim, enquanto este meio de comunicação acolhe a poesia no recheio de suas páginas, numa ação de exemplaridade social e cultural, Marco Aurélio Querubim continua a semear palavras nos nossos olhos. Sabemos que os frutos por ele colhidos até agora são apenas os primeiros e desfrutaremos de muitos outros. E o poeta segue a nos encantar...

Mariana Batista - Mestre em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia-MG
e professora de Língua portuguesa na Faculdade Atenas de Paracatu-MG.

* Artigo publicado no Jornal Diário de Araguari em 02/03/11.

Nenhum comentário: