quarta-feira, 9 de março de 2011

Carnaval com Rock n’ Rool

Depois de um carnaval mergulhado numa overdose de audições e interações estéticas privilegiadas com o belíssimo CD de Daniela Borela, prestes a sair do forno, nada melhor que uma chacoalhada musical nesse vagamento que anda por demais silencioso.

O conteúdo é sobre Caetano Veloso, em matéria publicada na revista e site da Bravo!, edição de fevereiro/2011.

O cantor e compositor Caetano Veloso tem uma playlist para lá de eclética. Entre as bandas que o inspiram estão desde os britânicos do Arctic Monkeys até o compositor norte-americano George Gershwin. Saiba um pouco mais sobre algumas bandas que influenciam o músico brasileiro.

Tono

A banda brasileira Tono tem entre seus integrantes o guitarrista e cantor Bem Gil, filho do músico Gilberto Gil. O grupo de sonoridade psicodélica canta temas como amor, prazer e alegria.

Caetano Veloso já escreveu sobre a banda em sua coluna no jornal carioca O Globo. "O Tono é uma banda interessantíssima. Vi alguns shows seus e ouvi seus discos. Rafael cantando e tocando bateria é música em estado elevado. Ana Cláudia é especialmente adorável por ser a única cantora realmente cool (nos dois ou três sentidos) da geração. Há brilho de variada gama por todos os lados, mas o canto liso e econômico de Ana Cláudia está sozinho", escreveu.

Arctic Monkeys

A banda nasceu em 2002 no subúrbio da cidade britânica de Sheffield. O grupo de indie rock alcançou o sucesso com seu primeiro álbum, Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, que, em 2006, tornou-se o álbum de estreia vendido mais rapidamente na história da música inglesa.

Dirty Projectors

O sexteto formado no Brooklyn, no subúrbio de Nova York, conquistou Caetano com sua sonoridade polifônica. Sob a batuta do guitarrista David Longstreth, as vozes das cantoras Amber Coffman (que também toca guitarra), Angel Deradoorian (teclado, guitarra e baixo) e Haley Dekle funcionam como instrumentos buscando os mais variados sons.

Wilco

A Wilco é uma banda de indie rock formada em Chicago nos anos 90 pelos ex-integrantes do grupo country Uncle Tupelo. O som da banda é inspirado em uma grande variedade de artistas e estilos musicais, passando pela banda Television e pelo cantor Bill Fay.

E pra terminar, nada a ver, tudo a ver com carnaval, uma montagem poética sobre a arquitetura, do artista italiano Quayola. Explorar as interseções entre áudio, vídeo, instalação e performance está no cerne de seu trabalho.

Nenhum comentário: