terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

pena branca

“Faz tempo que eu vivo ausente, eu quero é voltar pra trás”
(Quatro Colinas - Pena Branca)

Esses versos cheios de saudade, de quem já morava distante da sua terra há algum tempo, marcaram um encontro singular entre um dos últimos e autênticos representantes da música caipira e um mutirão de crianças e jovens que participavam do EMCANTAR entre os anos de 2001 a 2006. Compostos por Pena Branca, eles fazem parte da canção Quatro Colinas, com a qual o cantor presenteou o grupo enquanto subiam juntos ao palco por diversas vezes para cantar músicas regionais passando por cidades como Uberlândia, Uberaba e Belo Horizonte.

Desse encontro surgiu um enorme carinho entre o cantor e o grupo, uma admiração recíproca pelos seus respectivos trabalhos musicais e uma amizade que rendeu frutos como a participação de Pena Branca no CD MUTIRÃO (2003), cantando a sua música inédita Quatro Colinas, e ainda gravando sua alma num outro disco do EMCANTAR, ainda não lançado, numa versão pitoresca de O Canto do Povo de Um Lugar, de Caetano Veloso.

Encantados com a singeleza do cantor e sua história de resistência musical ao lado de seu irmão Xavantinho, que partiu em 1999, o EMCANTAR e o diretor Waltuir Alves produziram o documentário Afagar a terra... Fecundar o som (2003), que conta um pouco da história do artista.

Ninguém sai ileso de encontros dessa natureza proporcionados pelos mistérios da vida. Da nossa parte fica a saudade, um aperto no coração e uma eterna gratidão ao Pena, aquele manuvéi alegre e de uma simplicidade invejável. Que a sua voz continue sussurrando aos nossos ouvidos e acariciando em nossos corações o encantamento pelas coisas da terra e a beleza da vida.

Marco Aurélio Querubim – EMCANTAR
09/02/2010

Untitled-2

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu, a Viola e Deus
Pena Branca e Xavantinho
Composição: Rolando Boldrin

"Ei, essa hora da gente ir-se
Embora
É doída
Como é dolorida
Eu, a viola e deus
Eu vou-me embora
E na hora vai cantar um
Passarinho"