Duas Histórias e um Poema que virou Canção

"Gaia era a deusa Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora quase absurda. Hesíodo sugere que ela tenha gerado Urano (Céu) com o desejo de se unir a alguém semelhante a si mesma em natureza. Sendo Urano capaz de prever o futuro, temeu o poder de filhos tão grandes e poderosos e, tão logo nasciam, os encerrava novamente no útero de Gaia. Ela, que gemia com dores atrozes sem poder parir, chamou seus filhos Titãs e pediu auxílio para libertar os irmãos e se vingar do pai. Somente Cronos aceitou. Gaia então tirou do peito o aço e fez a foice dentada. Colocou-a na mão de Cronos e os escondeu, para que, quando viesse Urano durante a noite em busca de amor, não percebesse sua presença. Ao descer, Urano, para se unir mais uma vez com a esposa, foi surpreendido por Cronos, que atacou-o e ceifou do pai o pênis, separando assim o Céu e a Terra. Cronos lançou os testículos de Urano ao mar. Salpicos sanguíneos respingaram e branca espuma da imortal carne ejaculava-se. A todos recebeu-os a Terra, gerando os Gigantes, as Eríneas, Afrodite (Vênus) e as Ninfas dentre outras divindades. " (imagem: O nascimento de Vênus, de William-Adolphe Bouguereau)
Hesíodo (Teogonia - A origem dos deuses)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaia_(mitologia)

"Bem no início da formação do Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos, a Terra- bebê, ainda uma massa de metais e rochas derretidos, foi abalroada por um planeta do tamanho de Marte. A colisão foi tão violenta que arrancou uma quantidade enorme de matéria da Terra.
Parte dessa matéria entrou em órbita e, aos poucos, agregou-se em uma massa esférica: a Lua é feita das entranhas da Terra. Difícil não pensar nas linhas de Gênesis 2, 22: 'Da costela que tirara do homem, Deus modelou uma mulher'. Pares diferentes, mas sempre pares."
...
Ao lado, atualização do poema publicado originalmente neste blog, em 19 de maio de 2009, com o título LUNA.
Na tarde deste sábado, o poema virou canção, teve parte do conteúdo alterado e o título substituído por Costela da Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário